quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MEMORIAL

Memorial do curso PROINFO
Serra do Ramalho – Bahia
Regina Lúcia do Patrocínio Silva

As Ações e as Reações


            Este memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória no curso do e-proinfo, bem como as minhas perspectivas de estudo em relação ao curso, e vi que o curso é necessário e vai ajudar muito no ensino-aprendizagem.
            Ao iniciar o curso, percebi a preocupação da tutora ao relatar cada passo do trabalho a ser desenvolvido, mas a preocupação com a falta do material para os alunos foi uma falha muito grande. As informações estão sendo passadas de forma clara, mas como é uma coisa nova, precisa de material em mãos para dar andamento aos trabalhos propostos.
            Percebe-se a necessidade de que a escola organize seus tempos e espaços com o objetivo de acampar a dinâmica do mundo atual, surgindo a necessidade de desenvolver novas possibilidades de disposição de recursos que propiciem a formação de sujeitos com habilidades e capacidades condizentes com os avanços do contexto atual.
            Ao iniciar o curso, vejo a necessidade que tenho de aperfeiçoar-me em alguns programas da internet, pois os mesmos são muito complexos.
Vejo também que a tutora está preparada para desenvolver este trabalho de transmissão de conhecimentos e que é de grande proveito para mim, enriquecendo-me profissionalmente. A transmissão dos temas propostos é bem desenvolvida, dando-me segurança no que estou aprendendo.
A tecnologia tem o seu papel se tiver propósito, especialmente se romper os limites dos livros lousa e cadernos, podendo também ser poderosa aliada no processo de aprendizado, além de permitir o acesso instantâneo a uma infinidade de informações e interação entre alunos e professores.
A informática, no entanto, é um fenômeno tecnológico na educação. Ela deve estar onipresente a partir de agora, pela importância que tem na formação profissional, na produção de conhecimentos, sobretudo na importância que tem como fenômeno que muda substancialmente a relação do homem com a busca de informação.
            Venho buscando informações na internet e pesquisando sobre o proposto para melhorar os meus entendimentos sobre cada passo do curso. Algumas informações eu já tenho em prática, mas há outras que preciso entender melhor, ter um maior conhecimento.
Creio que este curso com o seu advento, venham nortear-me a novos horizontes e benefícios de conhecimentos cognitivos e terá grande respaldo.
Dando continuidade ao curso vi a importância da elaboração e edição de textos, refleti um pouco sobre o papel dos editores de texto e também que a inclusão digital dos professores e alunos das Escolas de Educação Básica e comunidade escolar em geral é dinamizar e qualificar os professores.
Foi falado também sobre os cuidados que devemos ter com os direitos autorais e que devemos sempre ao citar textos ou fotos de alguém, colocar as referencias do autor. Falamos também que a escrita tem um papel de grande relevância.
Fizemos a leitura de um texto com o título “O que mudou da escrita manual para a escrita digital”, gerando uma discussão sobre cada item que importante dentro do texto, como: o domínio da língua, o exercício da cidadania, a leitura como principal sistema de ensino, caligrafia e coordenação motora e foi falado também sobre o plagio que hoje se usa muito nos trabalhos escolares.
Finalizando fizemos uma auto-avaliação.
Dando continuidade aos trabalhos, falamos sobre a Cooperação (ou interação) na rede. Iniciamos com um vídeo sobre o tema, falando sobre a informática. A professora comentou que os jovens sabem mais sobre as tecnologias do que os professores e que os professores sabem mais que os alunos na prática.
Fizemos uma dinâmica que nos levou a refletir sobre o caráter cooperativo na aprendizagem. Foi falado também sobre a era das navegações digitais, o crescimento da dimensão global e as mudanças profundas nas pesquisas e suas atualizações.
Foi lido um texto com o título; O computador vai substituir o professor?
A Internet está trazendo consigo um novo modelo de educação e uma nova forma de aprendizagem, sendo preciso entendê-la e ser protagonista da mudança. Não há total substituição por causa do toque, da afetividade. O computador pode substituir na transmissão de conhecimentos e se o professor não se preparar, pose perder o seu espaço.
Há uma necessidade do laboratório de informática, sendo que isto vai ajudar muito nos trabalhos escolares, sabendo-se que pode chamar a atenção e que nessa nova sala de aula todos serão mestres, pois os alunos vão ajudar o professor no manuseio do computador e o professor vai ajudar os alunos na parte prática.
Será usada a parte interativa e as aulas deixarão de ser repetitivas e que a escola venha a ter aulas agradáveis e divertidas. E podemos ter mais aprendizado. Será necessária a conscientização de todos envolvendo escola, professores alunos, pais e a comunidade.
Falamos também sobre os conceitos apontados pelos PCN, que são; Conceituais – que traçam estratégias; Procedimentais; que dinamizam grupos; Atitudinais; que é o desafio da consciência critica.

Com os computadores e a Internet cada vez mais incorporados às nossas atividades cotidianas notam-se, por influência destes, modificações nas relações humanas e conseqüentemente na própria percepção do mundo.
No campo da literatura, a Web parece ser um componente a mais do sistema literário, dialeticamente prolongando-o e alterando-o no ciberespaço. Assim, faz-se necessário repensar as práticas sócio-culturais de leitura e de escrita, com o surgimento de uma possível literatura virtual em face à literatura já consagrada e, profundamente, ligada à cultura do papel.
O século XXI começou sob o impacto da rapidez com que ocorrem os avanços tecnológicos. A Internet com blogs, emails, sites de relacionamentos como Orkut, são instrumentos que cada vez mais fazem parte do cotidiano dos jovens de todas as faixas etárias.
Nesta unidade, foi falado sobre a apresentação de slides e também sobre o editor de imagens, que é usado para fazer slides e sobre as apresentações digitais. Foi falado também sobre o slideshare, que é um espaço onde podemos encontrar mensagens, histórias, textos científicos ou voltados para uma certa profissão.
Falamos também sobre o impress e um software para criação de slides broffice, ele permite que se crie um slide, etc.
O trabalho com imagens é um campo a ser descoberto pelas escolas, a imagem digital é trabalhada com uma resolução, ou seja, a quantidade de pixels que formam uma imagem de um determinado trabalho.
É necessário conhecer o formato de um arquivo de imagem pois o tamanho da imagem pode travar o computador e não abrir. O formato JPG é o mais usado e deve ser em tamanho pequeno, mas sem perder a qualidade da imagem. O formato GIF trabalha com um número bem menor de cores.
Fizemos a leitura de um texto – Porque e como devemos usar apresentações de slides na escola? Houve vários questionamentos sobre o texto.
Os slides são mais usados nas Faculdade e nas Escola privadas, por causa dos equipamentos como, computadores, datashow e outros, que facilitam para o desenvolvimento dos trabalhos.
Devemos ter cuidado com o mau uso desta ferramenta. Caso venha a acontecer falha no material, devemos estar prontos a trabalhar com a lousa, pois ela traz proximidade com os alunos. Sabendo usar o material, o aluno pode ser autor das produções.
O uso e a democratização do computador geram um série de novos desafios para os lingüistas, e desafios também para os professores.
Nesta 8ª unidade, vimos o tema resolução de problemas complanilhas eletrônicas. Conhecemos uma ferramenta que nos leva a organizar os trabalhos. Esta ferramenta é destacável, principalmente nos momentos em que precisamos fazer a organização de dados de uma pesquisa.
O aplicativo com o qual trabalharemos é o software Calc, que faz parte do pacote de ferramentas do BrOffice. Esse software nos ajudará a resolver muitas situações cotidianas abrangendo dados organizados na forma de tabelas, ou matrizes em linhas e colunas. Trata-se de uma situação em que, ao final de um período, precisa fazer o cálculo das médias dos alunos, em que a mesma conta se repete para cada linha de uma tabela onde estão listados os nomes de todos os alunos da turma.
São inúmeras as situações na vida escolar que podem ser pensadas com base numa planilha de dados: horários de aulas, registros de notas, orçamentos, controles de estoque, inventários diversos, cadastros de dados de alunos e suas famílias, controles de empréstimo de livros e vídeos de biblioteca etc.
Além de uma série de tarefas no nosso cotidiano escolar, essa ferramenta pode ser de grande auxílio no ensino da matemática.
Foi falado também que a planilha eletrônica é a ferramenta computacional que processa e registra os cálculos e as operações necessárias à montagem de uma planilha. Vimos também como usar a planilha, para fazer cálculos,gráficos, tabelas, etc.
O potencial de uso da ferramenta no tratamento da informação ficou bem claro. É exatamente daí que podemos partir para fazer uma análise da inserção pedagógica desse aplicativo. Iniciando esse reconhecimento do papel pedagógico das planilhas eletrônicas destacando a importância estratégica do trabalho de tratamento da informação.
Nos exemplos que vimos, tratamos de aspectos que podem instrumentar o professor no seu trabalho, mais administrativo ou burocrático. No entanto, o potencial de uso da ferramenta no tratamento da informação ficou bem claro. É exatamente daí que queremos partir para fazer uma análise da inserção pedagógica desse aplicativo. Queremos iniciar esse reconhecimento do papel pedagógico das planilhas eletrônicas destacando a importância estratégica do trabalho de tratamento da informação.
Chegamos ao fim de mais uma Unidade. Nela, desenvolvemos  habilidades de uso das planilhas eletrônicas. Espero que o potencial das ferramentas do software Calc na sistematização, descrição e análise de dados venha a ser de grande ajuda no meu trabalho, permitindo-me resolver muitos problemas de modo rápido e eficaz. Desejo também, descobrir maneiras criativas de usar essa ferramenta.
Mas chegamos também ao final do curso. Foi uma longa jornada. Espero que o aprendizado aqui conquistado seja um marco na minha vida profissional e que eu possa desenvolver uma atitude positiva e de crença na minha capacidade de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário